Passar em um Concurso! Por Gilliard Lima |
Quem passará no concurso?
Vamos fazer uma profunda reflexão sobre esta pergunta: Quem passará no concurso?
Certamente quem tirar a melhor nota! Certo, sim normalmente é assim.
Quem tirará a melhor nota? Quem marcar as respostas corretas, ou seja, quem souber mais sobre os assuntos tratados na prova.
E quem saberá mais?
- Quem possuir um maior conhecimento prévio sobre o assunto tratado, antes mesmo do lançamento do edital.
- Quem tiver aprendido mais sobre o assunto após o lançamento do edital.
- Quem estudar o material correto.
Sobre a primeira resposta não podemos obter grande vantagem se o tempo que dispomos é pequeno, pois se trata de conhecimentos gerais sobre assuntos variados. Na segunda resposta podemos trabalhar de maneira ampla, bem como a terceira, da maneira que segue abaixo:
O primeiro material a ser estudado é o edital, se você dominar tudo o que está no edital, você certamente irá passar, e mais ainda, terá uma boa colocação. Normalmente quem fica nas melhores colocações não chega a gabaritar a prova, apenas erra menos, algo em torno de 10% a 30%.
Após ter estudado o edital, e saber exatamente o que irá “cair” na prova, passe a busca do material, não comece a estudar ainda, não chegou a hora, não vale a pena desperdiçar energia em algo tão importante. Encontre o material, compre, pesquise na internet, digite o nome do edital juntamente com a palavra apostila em algum site de busca e certamente encontrará muita informação. Há inclusive material em áudio para você ouvir.
Lembre-se: Quem irá passar é aquele que estudar o material correto, e para isto não é necessário dinheiro, apenas saber procurar, e a internet é um excelente lugar.
Mas não basta possuir o material correto. Há um item que é indispensável. O primeiro lugar será de quem tiver aprendido mais sobre o assunto. Antes e depois do lançamento do edital. Antes na maioria das vezes é um pouco complicado, mas depois é fácil. Se você já tem o material, vamos ao próximo passo: A aquisição do conhecimento.
Utilize as técnicas aqui propostas e adicione as que vamos expor a seguir:- Marcas na mente:
Pegue duas canetas de cores diferentes e comece sua leitura. Vamos supor que você escolheu as cores vermelho e preto. Quando encontrar uma palavra que desconhece, sublinhe com a caneta vermelha, não pare a leitura pois pelo contexto acabará descobrindo o significado, assim que completar cerca de cinco palavras em vermelho pare, pegue o dicionário e busque o significado de cada uma das cinco palavras.
Se não tiver um dicionário compre um, podemos encontrar mini-dicionários por menos de R$ 5,00, vale a pena o investimento.
A cada parágrafo lido, escolha uma palavra, a mais importante do parágrafo, a que mais expressa a informação que o parágrafo estava querendo passar e sublinhe de preto (ou qualquer outra cor que tenha escolhido). Não deixe nenhum parágrafo sem uma palavra sublinhada, se necessário sublinhe duas por parágrafo.
Após terminar de ler o texto passe todas as palavras sublinhadas em preto para uma folha em branco e carregue em sua carteira nos próximos dias.
Escreva então no centro da folha o assunto principal do texto que pretende fixar. A partir deste assunto principal se pergunte quais os sub-tópicos mais importantes, escreva cada um deles ao redor do assunto principal dando um pequeno espaço para desenhar um seta que irá partir em direção aos subtópicos. Novamente a partir dos sub-tópicos tente criar outras ramificações de forma a explicar em poucas palavras as relações entre os assunto mais importantes.
Ao terminar armazene em lugar seguro, porém, de fácil acesso, e anote em sua agenda para procurar dentro de uma semana para dar uma rápida olhada e novamente repetir o processo. Faça isto por cerca de quatro vezes com mapa do saber que você criar.
- Cartão do conhecimento:
Para esta técnica recorte uma cartolina de maneira a possuir vários cartões que possam ser colocados em sua bolsa ou carteira. Faça uma leitura de um texto e anote as sete palavras que mais lhe chamaram atenção no texto, não anote mais do que sete para não tomar muito tempo.Guarde em sua carteira/bolsa ou em outro lugar que possa sempre estar a mão, ou que sempre esteja sendo alvo da sua atenção. Diariamente selecione, tirando ao acaso, alguns dos cartões e tente explicar para você mesmo o que significa, ou representa, cada uma das palavras.
É importante também anotar quando o assunto já está suficientemente estudado para não mais se deter nele. Quando verificar que já dominou o assunto de um cartão deixe ele guardado em local separado, e só o revise quando estiver mais perto da prova.
- Crianças superdotadas:
Para realizar esta técnica você precisará de um lugar onde possa estudar sem interrupções. Imagine então que você tem a sua frente uma criança super curiosa que quer saber sobre o que está estudando. Ela quer aprender tudo o que você puder lhe ensinar.Então comece a explicar para esta criança imaginária (na verdade para você mesmo), cada parágrafo que for lendo, mas lembre-se que deve falar em uma linguagem que a criança possa compreender, e por mais curiosa que ela seja não conhece termos técnicos, nem mesmo coisas muito complicadas. Então é sua tarefa como bom educador lhe explicar da maneira mais simples possível.
A criança imaginária provavelmente não irá aprender muita coisa, mas você terá grande chance de passar no concurso!
O retorno desta técnica, bem como de todas as outras acima citadas é garantido. Elas estão baseadas nas mais recentes descobertas na área de aprendizagem e funcionamento do cérebro, bem como em observações e prática deste autor que vos escreve.
Se você ainda tem dúvida, experimente. Você não irá se arrepender disto.
Estou torcendo por você
Ao receber a notícia de sua classificação, me envie um e-mail [g92111000@gmail.com] contando como foi a sua conquista, ficarei muito feliz pela consideração e espero poder ter ajudado de alguma maneira.
No mais, estou a disposição para maiores esclarecimentos e dúvidas com relação ao material aqui apresentado.
Um abraço e bom trabalho (em seu novo emprego).
Gilliard Lima
Estou disponibilizando neste blog o livro "O que eu quero é... Passar em um Concurso!" para leitura online.
Para ter acesso ao índice e ler todo o livro clique no link abaixo:
Caso queira adquirir a versão impressa do livro clique aqui:Para ter acesso ao índice e ler todo o livro clique no link abaixo:
Ebook: Passar em um Concurso! - Por Gilliard Lima
Procurando por Dicas para Concurso?
Artigo publicado originalmente em Ebook: Passar em um Concurso!
Todos os direitos reservados.