Autogerenciamento, Comunicação e Relacionamento Interpessoal |
Conhecer estratégias para gerenciar o estresse é a chave para conviver com ele. Atitudes como não ficar paralizado diante dos problemas, perseverar diante de dificuldades e revesses são atitudes que ajudam quem quer chegar lá. Equilibrio físico, emocional, intelectual e financeiro são metas que precisamos buscar diariamente.
Nenhuma estratégia, porém, poderá subsistir se não soubermos gerenciar nosso tempo, e não existem melhor maneira de organizar nosso tempo do lembrando constantemente da Lei de Pareto, 80/20, entendendo que não é quantidade, mas sim qualidade que fará a diferença.
Quanto a comunicação efetiva sabemos que ela impõe exigências, exige uma ação, uma decisão, uma atitude. É importante entendermos que ela estará sempre limitada a capacidade do emissor de comunicar e a capacidade do receptor de perceber a mensagem.
Lendo este texto por exemplo, podemos perceber que existe um compartilhamento da mensagem. Este texto não pode comunicar uma mensagem além do que o escritor é capaz de expressar, bem como não pode ir além do que o leitor é capaz de perceber. Ao entender a mensagem o leitor precisará se posicionar. Não fazer nada também é uma decisão.
Para melhorar nossa habilidade de comunicação precisamos recorrer a algumas táticas, como: Utilizar diversos canais, adaptar a mensagem ao seu público-alvo, desenvolver sua empatia, praticar a comunicação pessoal, a escuta ativa e a coerencia entre ação e discurso, utilizar constantes feedback e a rede de rumores.
Quando falamos em relacionamento interpessoal, precisamos ter em mente que a maneira mais fácil é valorizando as pessoas, reconhecendo seus talentos e desenvolvendo continuamente nossa capacidade de empatia. É incentivando o crescimento de todos ao nosso redor, de maneira a criar um ambiente positivo e entendendo que pequenas ações incorporadas a nossa rotina diária que construirão nosso futuro.
Verdade é que ninguém nasce pronto, então não podemos aceitar a concepção inatista, e ninguém nasce sem personalidade – concepção ambientalista, mas temos sim uma essência desde que nascemos que se molda dinamicamente – concepção interacionalista - através de nossas experiências. Entender isto já é um grande passo na estrada do autogerenciamento.
Como podemos gerenciar os outros se não conseguirmos gerenciar nossa própria vida?
O escritor norte-americano Mike Murdock faz uma afirmação interessante: “Quando você puder administrar um dia, poderá administrar sua vida”. Uma verdade incontestável. O crescimento – em todas as áreas - ao longo da vida passa por possuir uma rotina que nos leve diariamente ao crescimento.
E este autodesenvolvimento não acontecerá se não estivermos cientes que ele é fruto não apenas do que fazemos por nós, mas especialmente do que fazemos para os outros. De como nos comunicamos e como nos relacionamos com as outras pessoas.
Poderiamos citar diversos comportamentos negativos que são capazes de minar o relacionamento interpessoal, como inveja, ciume, bajulação ou desvalorização, fiquemos no entanto com o seguinte pensamento: “cada um de nós tem uma imagem de si mesmo, que influencia tudo o que dizemos, fazemos ou percebemos em relação ao mundo”.
Nosso comportamento diante dos desafios diários será tão correto quanto melhor for esta imagem. Nosso comprometimento com o desejo de mudar, de ser melhor, é o que nos fará buscar tornar a cada dia esta imagem um exemplo a ser seguido
Por Gilliard Lima